Junta de Freguesia propõe alteração de topónimo para Rua Fernando Giesteira

1968

Fernando Giesteira nasceu na localidade de Salto, no concelho de Montalegre e ainda muito jovem veio morar para Vreia de Jales. Em 1972 muda-se para Lisboa, para procurar trabalho e poder proporcionar melhores condições de vida à sua família, em especial à sua mãe. Na capital trabalhou como empregado de mesa.

No final do dia 25 de abril de 1974, a PIDE/DGS, recusando entregar-se abriu fogo sobre a multidão que se concentrava em frente à sua sede… de entre as vítimas mortais inocentes, estava Fernando Giesteira, o mais jovem dos mortos assassinados pela PIDE.

Por considerar que deveria ser feita uma homenagem a Fernando Giesteira, vítima mortal no dia 25 de abril de 1974, a Junta de Freguesia de Vreia de Jales propôs à Assembleia de Freguesia e à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, uma alteração toponímica na referida localidade, dando o nome de uma rua a Fernando Giesteira, constituindo-se como uma evocação da sua memória, por ocasião dos 50 anos do 25 de abril de 1974.