Junta de Freguesia propõe alteração de topónimo para Rua Fernando Giesteira

3066

Fernando Giesteira nasceu na localidade de Salto, no concelho de Montalegre e ainda muito jovem veio morar para Vreia de Jales. Em 1972 muda-se para Lisboa, para procurar trabalho e poder proporcionar melhores condições de vida à sua família, em especial à sua mãe. Na capital trabalhou como empregado de mesa.

No final do dia 25 de abril de 1974, a PIDE/DGS, recusando entregar-se abriu fogo sobre a multidão que se concentrava em frente à sua sede… de entre as vítimas mortais inocentes, estava Fernando Giesteira, o mais jovem dos mortos assassinados pela PIDE.

Por considerar que deveria ser feita uma homenagem a Fernando Giesteira, vítima mortal no dia 25 de abril de 1974, a Junta de Freguesia de Vreia de Jales propôs à Assembleia de Freguesia e à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, uma alteração toponímica na referida localidade, dando o nome de uma rua a Fernando Giesteira, constituindo-se como uma evocação da sua memória, por ocasião dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Artigo anteriorColaboradores da Junta de Freguesia ajudam na plantação de horta biológica
Próximo artigoFIC no Planalto 2024